O tendão patelar é uma estrutura que se assemelha a uma corda, que liga o osso da patela (rótula) a tíbia, ajudando na estabilização e movimentos do joelho.
Quando ocorre o uso excessivo e aumento da sobrecarga nessa estrutura, podemos observar o surgimento de inflamação e degeneração, levando a limitações e dor, a tendinite.
A tendinite patelar é uma patologia encontrada com maior frequência em atletas e esportistas que realizam muitos saltos e mudanças repentinas de direção, como no atletismo, vôlei, basquete e futebol.
Os sintomas mais comuns são:
•Dor na região inferior da patela, principalmente na prática de atividade física e subir escadas;
•Edema (inchaço);
•Limitação para dobrar e esticar o joelho, flexo-extensão.
O diagnóstico é feito baseado na anamnese e exame físico do joelho, sendo na maioria dos casos o suficiente, mas, podemos lançar mão da realização de exames complementares como o rx, ultrassom e a ressonância magnética para nos ajudar no diagnóstico.
O tratamento é realizado com repouso, gelo local, anti-inflamatórios e analgésicos, e auxílio da fisioterapia. Após o alívio, o fortalecimento muscular e as correções de possíveis excessos e erros nas técnicas de execução das atividades físicas e diárias são essenciais.
Em casos refratários e de difícil controle podemos ter grande benefício com o uso da Terapia por ondas de choque, um método não-invasivo que possui ótimas indicações para esses casos. Deixando as cirurgias para último e raros casos.
Se você apresenta ou conhece alguém com esses sintomas procure sempre um médico especialista para avaliação e melhor tratamento.
DR. THALIS PORTUENSE – CRMSP 188456 – ORTOPEDISTA


